27 mar
2013
Publicado em: Alimentos
por Gilmar Lopes   1 Comentário

10 curiosidades sobre o chocolate que talvez você não saiba!


Publicidade:




Separamos 10 fatos curiosos sobre o chocolate:

 

1 – Chocolate falso

chocolate_branco

O chocolate branco não é chocolate de verdade! Ele é feito com a manteiga do cacau misturada com leite e açúcar

 

2 – Consumo pelo mundo

Na Suíça, cada cidadão consume em média 10 quilos de chocolate por ano. O Brasil fica em sexto lugar na lista, com apenas 2 quilos por pessoa.

 

3 – Maior barra do mundo

A maior barra de chocolate do mundo foi feita na Armênia e tinha 4.400 quilos!

maior_barra_chocolate

 

4 – Mania Antiga

O povo asteca foi um dos primeiros a consumir uma mistura salgada e ardida, feita a base do fruto do cacau, por volta do ano de 1300 DC. A bebida era considerada sagrada.

 

5 – O Cacau

cacau

Os grãos do cacau possuem substâncias antioxidantes chamadas flavonoides, que ajudam a fortalecer a saúde vascular e a prevenir certos tipos de câncer. Mas, para nossa tristeza, a maioria dessas maravilhas se perde durante o processamento.

 

6 – Maiores produtores

Segundo a Organização Internacional do Cacau, a África é onde são processadas cerca de 70% de toda a produção mundial (estimada em 3,5 milhões de toneladas de cacau por ano). O Brasil produz cerca de 160 mil toneladas por ano e fica em sexto lugar no ranking.

 

7 – O chocolate no Brasil

brasil

Imigrantes europeus ajudaram a montar as primeiras fábricas de chocolate aqui no Brasil somente no início do século XX.

 

8- A primeira barra

No ano de 1847, a empresa J. S. Fry & Sons criou a primeira barra de chocolate da história! Eles foram os responsáveis pela técnica de misturar pó de cacau, açúcar e manteiga de cacau derretida, formando uma mistura consistente capaz de se solidificar.

 

9 – Usado como remédio

No século XVI, o chocolate era recomendado em várias partes da Europa com freqüência como remédio para curar febres e dores de estomago.

 

10 – M&M’s na guerra

MeMs

Foi em 1940 que os primeiros M&M’s começaram a ser vendidos nos Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos recebiam do exército pacotes de M&M´s junto com a ração pois eram fáceis de transportar e suportavam qualquer tipo de clima, além de não derreter facilmente entre os dedos;

 

Fontes:

 

 

Comente pelo Facebook!

1 Comentário

O que achou dessa nossa lista?