5 grandes casos de rivalidade entre empresas


Publicidade:




Sony X Microsoft, Apple X Samsung… A competição entre empresas do mesmo segmento é natural e até mesmo saudável, pois gera inovação nas organizações, o que beneficia os usuários. Porém muitas vezes essa rivalidade toma grandes proporções, chegando a chamar a atenção do público para o fato, e em alguns casos até mesmo processos judiciais chegam a ocorrer.

Vamos ver abaixo 5 grandes casos de rivalidade entre empresas:

1 – Sony X Microsoft (Playstation versus XBOX)

A batalha conhecida como “Guerra dos consoles” acontece desde 2001, quando a Microsoft resolveu entrar no mercado de videogames que até então era dominado pela Sony, tendo esta superado a Nintendo e Sega, reinava absoluta na liderança do mercado de games, coisa que a Microsoft desde o primeiro momento estava decidida a mudar . Desde então as duas empresas lutam pela liderança e favoritismo do público gamer, trocando por diversas vezes alfinetadas e provocações, no que são imitadas pelos fãs das marcas, que possuem também certa rivalidade.

2 – Apple X Samsung

As duas empresas se estranham desde 2008, quando a Samsung provocou a rival com o slogan “Apple eater”, que em português seria “Comedor de maçã”, a rixa só fez piorar com outras provocações da Samsung a empresa da “Maçã”. A Apple por sua vez acusou a empresa Coreana de quebrar patentes e copiar o design de seus produtos, o que gerou um dos maiores processos judiciais da história dos EUA.

3 – Coca-cola X Pepsi

A desavença entre as duas marcas teve inicio no final da década de 70, quando a Pepsi começou a veicular propagandas com o “Desafio Pepsi”, onde consumidores vendados experimentavam as bebidas e opinavam favoravelmente ao sabor da Pepsi. Muitos outros anúncios publicitários foram lançados, cada um com um tipo de provocação diferente e parece que conforme o tempo passa, só tende a esquentar mais a disputa entre as duas gigantes.

4 – Energizer x Duracell

Essas produtoras de pilhas alcalinas tiveram uma das disputas mais acirradas e, inclusive, na década de 70 utilizaram uma campanha de marketing bastante parecida, o que gerou um processo judicial sobre quem deteria o direito de usar como mascote um coelho de pelúcia, símbolo tanto de uma empresa quanto da outra nas estratégias publicitárias.

5 – Twitter x Instagram

A rixa entre Twitter e Instagram começou quando a ultima foi adquirida pelo Facebook. O Twitter tratou logo de lançar o seu próprio filtro para fotos e proibiu a exibição integrada de fotos entre si e a plataforma rival.

Comente pelo Facebook!

O que achou dessa nossa lista?