6 mar
2016
Publicado em: Curiosidades
por Gilmar Lopes   2 Comentários

6 invenções úteis que foram feitas por mulheres!

08-parabrisa

Publicidade:




O Dia da Mulher está chegando e, por isso, o Listonas separou 5 invenções que foram feitas por mulheres e que, talvez, você nem sabia!

1 – Serra circular: Tabitha Babbitt, em 1810

Tabitha Babbitt fazia parte de uma comunidade religiosa conhecida como os Shakers! Em 1810, Babbitt preparava um tecido em sua roca quando viu seus irmãos cortando a madeira do lado de fora! Foi quando ela teve a ideia de usar uma serra de forma circular, que ficava rodando igual a sua roca. Embora a Serra criada funcionava como Babbitt tinha imaginado, ele nunca patenteou esse invento.

tabitha-babbitt

 

2 – Kevlar: Stephanie Kwolek, em 1965

Stephanie Kwolek inventou o Kevlar enquanto trabalhava para a empresa química DuPont. Pesquisando diversos polímeros, ela percebeu que as moléculas do polímero poderiam ser alinhados para formar um material altamente resistente. O Kevlar inventado por Kwolek é usado em diversas aplicações. Dentre elas, em coletes à prova de balas!  

kwolek-obit-2-articleLarge


3 – Corretivo líquido: Bette Nesmith Graham, em 1958

A Sra. Bette Nesmith notou que alguns pintores que estavam pintando uma parede corrigiam as imperfeições da pintura apenas acrescentando uma nova camada de tinta na parede! Isso deu a ideia para essa mulher inventar o corretivo líquido para ser usado nas máquinas de escrever. Ela criou o produto usando tinta branca, água e mais alguns produtos.

bette-nesmith-graham-corretivo

 

4 – Nistatina: Rachel Fuller Brown e Elizabeth Lee Hazen, em 1950

A química Rachel Fuller Brown e a microbiologista Elizabeth Lee Hazen trabalhavam para o Departamento de Saúde do Estado de Nova York, mas cada uma em uma cidade diferente. Mesmo trabalhando longe uma da outra, as colegas descobriram o primeiro medicamento capaz de combater fungos. A Nistatina é utilizada em várias drogas.

5 – Compilador e o COBOL: Grace Murray Hopper, em 1959

A almirante e cientista especialista em matemática Grace Murray Hopper era a terceira pessoa a trabalhar com a programação do Mark I, o primeiro grande computador dos Estados Unidos. Além de várias contribuições para a humanidade, ela também inventou uma ferramenta que traduz comandos do Inglês para o código de computador, em 1959 nascia o compilador. A Almirante Hopper também foi a chefe da equipe que inventou a linguagem COBOL, usada até hoje em muitos computadores mainframe.
DontaskpermissionGrace

6 – Mary Anderson – limpador de para-brisa, em 1903

A invenção da americana Mary Anderson foi patenteada em 1903, e permitia que o vidro fosse limpo pelas lâminas, que eram ativadas (manualmente) pelo lado de dentro do veículo.

08-parabrisa

Comente pelo Facebook!

2 Comentários

  • as mulheres são espertas também! 🙂

  • Invenções que prestam.

O que achou dessa nossa lista?