20 maio
2014

7 Curiosidades sobre o Cubo de Rubik que talvez você não saiba!


Publicidade:




O cubo mágico, também conhecido como Cubo de Rubik é um dos quebra-cabeças mais populares do mundo. Foi criado pelo húngaro Ernõ Rubik em 1974 e, no ano seguinte, foi eleito o jogo do ano. Completou 40 anos no dia 19 de maio de 2014.

A seguir, listamos algumas das curiosidades desse maravilhoso brinquedo:

1 – Rubik não sabia resolver o cubo inventado por ele! Após desenvolver seu quebra-cabeças tridimensional, Ernõ se trancou em um quarto e só saiu após desenvolver uma técnica para resolver o cubo. Se passou um mês!

cubo-de-rubik-magico-doodle-google-3

2 – O Cubo de Rubik de 3x3x3 possui 43.252.003.274.489.856.000 de movimentos possíveis! Se você demorasse 1 segundo para fazer cada um  desses mais de 43.000.000 de milhões de movimentos, levaria 1.400 bilhões de anos para terminar.

cubo-de-Rubik-2

3 – Esse é o brinquedo mais vendido da história, com mais de 350 milhões de unidades!

4 – Em 1982 foi realizado o primeiro campeonato mundial de cubo mágico em Budapeste, na Hungria (cidade onde nasceu seu inventor)

cubo-de-Rubik

5 – O holandês Mats Valk se tornou a pessoa mais rápida do mundo em resolução do cubo mágico! Em 2013, o rapaz conseguiu revolver o cubo em menos de 6 segundos!

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/vhTMm85G9GE” frameborder=”0″ allowfullscreen]

6 – No vídeo abaixo, alguns um dos maiores representantes brasileiros do cubo mágico no mundo foram entrevistados no programa E-farsas e provaram que é possível montar o Cubo de Rubik apenas com os pés:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/sXahrnODbOk” frameborder=”0″ allowfullscreen]

7 – Um dos entrevistados, Renan Cerpe, também ensinou no excelente Manual do Mundo como é “fácil” se resolver o cubo mágico:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/Qhx8pKyxCrM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Comente pelo Facebook!

3 Comentários

  • Depois desse último vídeo eu me sinto extremamente burro por não saber como que se resolve o cubo mágico. Tão fácil.

  • Já sei que existe uma técnica para isso que torna fácil a resolução do brinquedo, mas eu ainda prefiro não saber, rs

  • O interessante do brinquedo é o jogador testar suas habilidades de raciocínio, tentar encontrar a solução, descobrir o método sozinho. Se for dada a receita do bolo, qual graça tem? Se fosse um bolo de verdade vc poderia comer no final, mas o cubo mágico não é de comer, certo? rsrs…

O que achou dessa nossa lista?