31 dez
2015
Publicado em: Pesquisas
por Leandro Araujo   5 Comentários

Os apóstolos de Jesus Cristo!!!

jesus-e-os-apostolos1

Publicidade:




Os apóstolos de Jesus seriam os 12 homens escolhidos pelo profeta entre seus discípulos e seguidores para espalhar seus ensinamentos e pregar o Evangelho e a ressurreição do Cristo. Os 12 participaram da Última Ceia.

Pedro – Líder dos apóstolos, recebeu de Jesus a missão de continuar sua obra depois que ele morresse. É o responsável pela fundação da Igreja de Roma, a Santa Sé, e considerado o primeiro papa da história. Também guarda as chaves do céu. Seu nome original era Simão.

André – Irmão de Pedro, foi o primeiro a ser convocado por Jesus. Pregou pelas regiões que hoje correspondem à Turquia, à Grécia e à Rússia – é o patrono da igreja ortodoxa grega.

Tiago, o Maior – Um dos filhos de Zebedeu, era pescador, a exemplo de André e Pedro, e foi um dos primeiros a abandonar tudo para seguir Jesus. Permaneceu em Jerusalém, junto a Pedro, e depois foi até a Espanha.

João Evangelista – Irmão de Tiago, o Maior, João era o mais novo dos apóstolos quando Jesus viveu. Escreveu o quarto e último dos evangelhos do novo testamento, além do livro do Apocalipse. Foi Único a morrer de causas naturais – todos os outros foram executados.

Tiago, o Menor – Filho de Alfeu, é identificado às vezes como o irmão de Jesus, às vezes como primo. Foi o principal líder da comunidade cristã de Jerusalém, e escreveu uma das cartas do Novo Testamento. Sua vida confunde-se com a dos outros apóstolos na Bíblia.

Mateus – Autor do primeiro evangelho na seqüência do Novo Testamento, ainda que se considere que o de Marcos tenha sido escrito anteriormente. Antes de sua conversão ao cristianismo, Mateus era coletor de impostos e se chamava Levi. Abandonou os negócios e distribuiu seus bens entre os pobres para seguir Jesus.

Filipe – É dos apóstolos sobre quem se tem menos informações. Na última ceia, segundo o Evangelho de João, desafiou Cristo a mostrar Deus.

Tomé – Por não acreditar no que lhes diziam os outros apóstolos, que Jesus tinha ressuscitado, ficou conhecido como aquele que precisa “ver para crer”. Após testemunhar o Cristo ressurgido, pregou na Pérsia e na Índia, onde ergueu um templo com as mãos.

Bartolomeu – Chamado de Natanael nos evangelhos, era descrito por Jesus como alguém leal, em quem se podia confiar. Pregou na Índia e na Armênia.

Judas Tadeu – Nascido em Nazaré, a exemplo de Jesus, era irmão de Tiago, o Menor. Um dos santos mais populares da Igreja Católica, é o padroeiro das causas perdidas e desesperadas.

Simão – Também conhecido por Simão, o zelote, integrou um grupo radical – os zelotes – que pregavam a libertação de Israel do domínio romano. Acompanhou Judas Tadeu em pregações pela Pérsia

Judas Iscariotes – O apóstolo que traiu Jesus ao entregá-lo para as autoridades judaicas e romanas em troca de 30 moedas de prata, segundo o Evangelho de Mateus. Sob o peso do remorso, devolveu o dinheiro e enforcou-se numa árvore.

Comente pelo Facebook!

5 Comentários

  • Olá, muito bom o post, mas só para lembrar que vocês esqueceram de colocar o Apóstolo Matias que foi escolhido para ficar no lugar de Judas Iscariotes.

    • A matéria refere aos apóstolos que estiveram na Santa Ceia. Será que li algo diferente?

  • O único apóstolo que tem as informações 100% corretas é Judas Iscariotes. Dos outros, há informações corretas e informações que são lendas e/ou não tem base histórica para serem confirmadas.

    Por exemplo, Tiago, filho de Alfeu, chamado de Menor, não era irmão de Cristo, e não é o mesmo autor da Carta de Tiago que consta do Novo Testamento.

    A lista cita ainda que Judas Tadeu era nascido em Nazaré “a exemplo de Jesus”, sendo que Jesus obviamente nasceu em Belém. Mas o maior erro aqui é colocá-lo como irmão de Tiago, provavelmente provocado pelo outro erro de considerar Tiago como irmão de Jesus, sendo que há uma passagem na Bíblia que diz que Jesus tinha irmãos chamados Tiago e Judas (estes irmãos de Jesus não eram seus apóstolos, e apenas se tornaram discípulos depois da morte dele).

    Do resto, não é que as informações estejam necessáriamente erradas, mas dificilmene podem ser comprovadas, como os locais onde os apóstolos pregaram. A base da maioria dessas afirmações são tradições, muitas dessas tradições tendo origem séculos depois da morte dos apóstolos e muitas delas sendo contraditórias.

  • Bando de cuseiro!!! Uma viadagem só!!

  • Amigo GILMAR e DEMAIS AMIGOS:
    Pedimos a gentileza de lerem no Google, a respeito deste assunto, os 177 tweets do Twitter @DeusesCiencias :
    É muito fácil provar que deuses (quaisquer deuses e deusas) nunca existiram. Jamais existiram Apolo, Afrodite, Atena, Baco, Brahma, Budas, Cronos, Deus das Nuvens Congeladas, Ganesh (deus indiano, metade elefante, metade homem), Hades, Hanuman (deus macaco da Índia), Hera, Hércules, Júpiter, Krishna, Lakshmi, Marte (deus da guerra), Oxalá, Posseidon, Shiva, Tupã, Vishnu, Cristos, Mães Virgens, Anjos e outras fantasias (bruxas, fantasmas, lobisomens, Papai Noel, Super Homem, etc.). As principais provas da inexistência de quaisquer deuses (há muitas outras provas) são:
    – humanos espertos já inventaram milhares de deuses em todos os cantos da Terra. Quase todos eles já foram esquecidos, ou seja, estão todos mortos !! Exemplos de deuses mortos: Apolo, Afrodite, Atena, Baco, Cronos, Hades, Hera, Hércules, Júpiter, Marte, Posseidon, etc.
    – há pessoas tão inteligentes como nós na Índia, Japão, China, África, Europa, Américas, que acreditam em deuses completamente diferentes uns dos outros. Na Índia, por exemplo, acreditam nos deuses Brahma, Ganesh, Krishna, etc., e acham engraçado um deus de cabelos e barba brancos, de roupão ou vestido também branco, sentado nas nuvens congeladas !!
    – há 3 ou 2 mil anos, o judaísmo e o cristianismo inventaram um deus que estaria bem longe de nós, em nuvens de algodão, macias e confortáveis. Ninguém podia ir lá no céu, nas alturas, porque o avião só foi inventado recentemente no ano de 1906. Há mais de 100 anos, milhões de aviões atravessam todas as nuvens e os pilotos e passageiros não conseguem ver nenhum sinal de quaisquer deuses “atuais” ou “falecidos”;
    – prova muito importante e definitiva da inexistência de deuses: reunir 11 líderes religiosos inteligentes, cada um representando um deus diferente, para escolherem apenas um deus supostamente verdadeiro. Um garantirá que o deus verdadeiro é Ganesh, outro que é Brahma, Buda, Shiva, Oxalá ou Tupã !! Jamais chegarão a uma conclusão ou acordo !!! Não sejamos pretensiosos e recordemos que não somos mais inteligentes do que indianos, japoneses, chineses, etc. Esqueçamos a crença tola de que o nosso deus ou nossos deuses são verdadeiros, e que os deles são falsos.
    – nenhum deus todo poderoso é capaz de impedir todas as terríveis tragédias da natureza que matam ou deixam aleijados milhões de humanos e decilhões de outros animais. Secas intensas, incêndios, inundações, terremotos, tsunâmis, avalanches,…, liquidam quintilhões de seres vivos, e os inventados deuses, impotentes e inexistentes, nada podem fazer mesmo que a vida de uma criança recém-nascida dependa de um único gesto de tais entidades fantasmas ou deuses !!
    – da mesma forma, os deuses inventados por homens espertos jamais conseguirão evitar as tragédias insuportáveis representadas por centenas de doenças diferentes ou por atos cruéis de seres humanos ou animais: milhares de guerras ao longo da história, assassinatos em geral, estupros de criancinhas que são mortas ou ficam aleijadas, atropelamentos, agressões físicas, inclusive contra mulheres e crianças, etc.
    – se existisse algum deus (nunca existiu), ele não seria capaz de resolver nem mesmo todos os problemas de uma pequena família !! Muito menos daria conta de solucionar todos os problemas de um bairro, ou de uma cidade, ou de um país, ou todos os problemas de 7 bilhões de humanos e de nonilhões de outros seres vivos.
    – deuses, inexistentes, não conseguem cuidar nem do infinitamente pequeno planetinha Terra. Conseguiriam cuidar da nossa estrela Sol, dentro da qual cabem 1.300.000 (um milhão e trezentas mil) Terras ?? Não dando conta de zelar pelos moradores de uma rua apenas, seriam capazes de administrar 70 SEXTILHÕES (70.000.000.000.000.000.000.000) de estrelas ou sóis menores ou milhões de vezes maiores que a nossa estrela Sol ?? Conseguiriam viajar de avião a 800 km por hora, sem parar, durante 144 trilhões de anos, para atravessar todo o Universo ??
    – conseguiriam os deuses inventar um prego, um parafuso, uma bolinha de gude ? Inventariam computadores, celulares, telescópios, naves espaciais ??!!
    – outra prova fortíssima da inexistência de Brahma, Ganesh, Krishna, do deus do cristianismo e de tantas outras divindades: o sistema de alimentação de muitos seres vivos é terrivelmente cruel !! Para se alimentarem, os homens e os animais carnívoros em geral, são obrigados a matar outros indivíduos, os quais têm o mesmo direito à vida que nós. Em muitos casos, as vítimas simplesmente são devoradas vivas !!
    – o Universo existe há 13,7 bilhões de anos, o Sol e a Terra são muito mais novos (4,5 bilhões de anos), os homens macacos surgiram recentemente há +- 7 milhões de anos, e o homem moderno só existe há +- 150 mil anos. Muito tempo depois, há apenas 3 mil anos ou menos, é que os homens inventaram milhares de deuses, quase todos completamente esquecidos.
    – a escrita só foi inventada há +- 5 mil anos e os livros religiosos (alcorão, bhagavad-gita, bíblia, livro de mórmom, mahabarata, ramayanas, sunnah, torá, tri-pitakas, vedas, etc) são muito mais novos. Conclusão muito fácil: DEUSES E DEUSAS, QUAISQUER DEUSES, NUNCA EXISTIRAM !!!

O que achou dessa nossa lista?